Cores dos capacetes de construção civil: descubra o significado!

Você já parou para pensar se essas cores dos capacetes de construção civil têm algum significado? Pois saiba que sim e é sobre isso que lhe explicaremos agora. 

Talvez, por diversas vezes, você já deve ter visto algumas pessoas trabalhando nas obras com capacetes de cores diferentes. Mas, você já parou para pensar se essas cores dos capacetes de construção civil têm algum significado? Pois saiba que sim e é sobre isso que lhe explicaremos agora. 

A necessidade do capacete na construção civil

 Voltado principalmente a prevenir possíveis riscos na região da cabeça e crânio, os capacetes protegem contra: 

Acidentes com quedas de objetos;
Proteção contra o sol, para os trabalhos externos;
Possíveis queimaduras; e
Choques elétricos.

Por isso, a Norma Regulamentadora de Equipamento de Proteção Individual (NR-6 EPI), definiu que os capacetes são itens de proteção obrigatórios em obras. 

O que a lei determina sobre os capacetes e EPIs 

Segundo a norma NR-6 EPI, todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) precisam ser disponibilizados de forma gratuita aos empregados. Necessitando ainda, de estarem em perfeito estado, e adequados aos diferentes riscos que seus usuários estarão expostos. 

Estes equipamentos devem ser analisados também pela qualidade do produto, o prazo de validade, e com aprovação da SSST. A Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST), se trata de um órgão, que atua em âmbito nacional. Administrando, aconselhando e supervisionando, o controle da saúde e, da segurança ocupacional. 

É dever do empregador também fornecer treinamentos e orientações ao trabalhador. Dando todo o suporte necessário sobre o uso adequado e à conservação de seus EPIs. 

À vista de possíveis danos ou perdas destes equipamentos, a sua substituição deverá ser realizada imediatamente.

Caso um empregado for flagrado sem o uso do capacete, a multa irá ser aplicada ao empregador.

O significado das cores dos capacetes de construção civil

Apesar de não ter nenhuma norma reguladora, sobre as cores dos capacetes, existe uma constância própria de cada cor para às atividades específicas. Com intuito de simplificar o reconhecimento das diferentes hierarquias e atividades numa obra, as cores frequentemente utilizadas são: 

Branco e cinza: engenheiros, mestres e encarregados;
Azul: pedreiros;
Verde: serventes e operários;
Vermelho: carpinteiros de forma;
Laranja: eletricistas;
Preto: técnicos de Segurança do trabalho;
Marrom ou amarelo: visitantes.

As cores também são importantes pois se destacam a distância, o que favorece no atendimento em casos de socorro. 

Capacetes são indispensáveis, então, use-os corretamente 

Fazer o uso dos capacetes na construção civil é, sem dúvidas, uma das responsabilidades mais importantes dos gestores de obras. 

Vale lembrar ainda que, se houver qualquer desconforto, equipamento danificado, dúvidas na utilização, o funcionário deverá recorrer. Sendo o técnico de segurança no trabalho ou o SESMT, que devem dar as orientações corretas ou oferecer o equipamento adequado. Pois são estes, os agentes na empresa, responsáveis em promover a saúde e, proteger os trabalhadores no local de trabalho. 

Por tudo isso, podemos concluir que a melhor prevenção é investir em treinamentos, profissionais e equipamentos de segurança. Uma vez que, quanto maiores as prevenções, menores serão, as chances de algum risco. 

Esperamos ter contribuído na sua compreensão do tema, até a próxima!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem