Saber como aplicar gesso liso é uma excelente forma de economizar na mão de obra da sua reforma ou construção. Até porque fazer algo para sua casa com as suas próprias mãos sai muito mais em conta que pagar um profissional.
Além disso, também sabemos que, para fazer qualquer serviço, é necessário ter as informações certas e conhecer cada etapa do processo. Por isso, para te ajudar, iremos mostrar tudo que precisa fazer para aplicar gesso liso corretamente e sem dificuldades. Conheça a seguir todos os procedimentos.
Materiais necessários
Para aplicar o gesso liso você precisará de:
Masseira.
Uma
desempenadeira de aplicação de gesso e uma de acabamento.
Colher de
pedreiro ou espátula.
Régua de 2
metros de alumínio.
Sacos de
gesso lento suficientes para cobrir toda a área.
EPIs como
luvas e máscaras.
Uma dica para não errar na quantidade é medir os metros quadrados do local em que será aplicado o gesso liso. Um saco de 40 kg de gesso desempenado reveste, em média, uma área de 2 a 4 m². No entanto, o mesmo volume de gesso sarrafeado, cuja espessura da camada é maior, rende uma média de 1 a 2 m². Para obter o valor em m² do teto ou da parede, multiplica-se a largura pela altura da superfície. Logo, para a metragem quadrada de um ambiente todo, deve-se somar os m² das paredes e do teto.
Como aplicar gesso liso
Veja agora como fazer a preparação das paredes e da massa, e também a aplicação do gesso liso.
Preparação da parede para receber o gesso
Para aplicar o gesso de forma eficiente e rápida, é preciso que toda a superfície esteja nivelada, sem rebarbas. Além disso, é recomendado que a parte elétrica já tenha sido finalizada, assim como a parte hidráulica, os batentes presos na alvenaria e a infraestrutura de ar-condicionado. É necessário, ainda, aguardar pelo menos 30 dias depois do levantamento das paredes e tetos para aplicar o revestimento com gesso. Isso porque, nesse intervalo, a argamassa já endureceu e não irá sofrer deformações.
Preparação da massa de gesso
Utilizando os EPIs, coloque água limpa na masseira. A partir disso, vá polvilhando o pó de gesso por cima da água. A cada saco de gesso, é indicado utilizar cerca de 37 a 39 litros de água. Após despejar a quantidade ideal, deixe a massa em repouso em um intervalo de 10 minutos. Um erro muito comum é ir simplesmente acrescentando água no gesso, mexendo e misturando tudo. Mas esse tipo de mistura não proporciona um acabamento ideal. Assim que passar esse tempo, misture uma parte desta pasta, deixando o restante ainda de repouso. Mexa bem esta primeira parte e permita que ela repouse por mais 5 minutos para a indução ocorrer corretamente. Analise se a consistência da massa está semelhante a uma massa corrida. Depois do segundo intervalo, ela poderá ser aplicada normalmente na parede ou no teto. Quando você terminar de aplicar esta primeira parte de massa de gesso, a segunda já terá repousado o suficiente. Portanto, ela poderá ser utilizada sem a necessidade de uma segunda etapa de mistura.
Preparação do local
Antes de fazer a aplicação, é muito importante que o piso do local esteja protegido. Afinal, é bem comum cair respingos de gesso no chão, o que pode ocasionar retrabalhos para você. Sabendo disso, é bom revestir todo o piso com uma lona grossa. Faça uso também das fitas adesivas para os cantos e caixas de luz. Em seguida, molhe a superfície onde será aplicado o gesso, pois fazer isso ajudará na fixação da massa na primeira aplicação.
Aplicação do gesso
Prepare a linha mestra para manter a consistência da espessura do gesso. Feito isso, aplique uma quantidade em uma linha central, entre 1 a 3 milímetros de altura. A partir disso, use esta medida como base para as camadas que deverão ser feitas, sempre de cima para baixo. A segunda demão deve ser aplicada logo na sequência, em sentido cruzado à primeira camada. Com a régua de alumínio, você precisa retirar os excessos e analisar a espessura conforme as referências determinadas. Faça uso da desempenadeira de aço nivelamento da superfície e elimine ondulações e falhas. Aplique uma última camada para corrigir possíveis falhas e conseguir a espessura final desejada. Vale ressaltar que, quanto maior a paciência e cuidado nessas aplicações, mais bonito fica o acabamento do gesso liso.
Agora que você sabe como deixar a sua parede linda aplicando o gesso liso, não perca tempo e faça você mesmo! Trabalhar com gesso na sua casa, além de ser mais econômico, é muito relaxante. Esperamos ter te ajudado, até a próxima!